987 Acessos
FADEX viabiliza parceria entre UFPI e MPPI

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) celebrou contrato com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Ministério Público do Piauí (MPPI) para que os servidores da UFPI prestem assessoria técnica ao órgão estadual, de forma a dar celeridade aos processos que necessitem de perícias e análises especializadas. O contrato foi assinado no dia 17 de julho, durante uma videoconferência.

Participaram do encontro o superintendente da FADEX, Prof. Dr. Samuel Nascimento, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a procuradora-geral de Justiça, Dra. Carmelina Moura, além do pró-reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Macedo.

A assessoria técnica especializada abrange diversas áreas do conhecimento disponíveis nos Centros e Departamentos da UFPI, e será voltada a atender as necessidades do MPPI em perícias, ensaios e análises laboratoriais de substâncias e medições nos locais solicitados.

O documento foi assinado eletronicamente por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Samuel Nascimento explica que, a partir de agora, o MPPI poderá enviar para a FADEX solicitações de perícias e pareceres técnicos.

“O contrato permitirá uma aproximação inédita da academia com o sistema de justiça no Piauí, para proporcionar o melhor do conhecimento científico na solução dos conflitos mais relevantes enfrentados pela nossa sociedade. A partir de agora, o MPPI poderá enviar para a FADEX solicitações de perícias e pareceres técnicos, e, então, será divulgado ao corpo de servidores da UFPI a oportunidade de elaborar uma proposta de projeto para atender à necessidade”, detalhou o Prof. Samuel Nascimento.

Com a iniciativa, o trabalho realizado pelas promotorias de Justiça deve ganhar mais celeridade e, consequentemente, repercutir positivamente para a população, como explica a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura.

“Ficamos felizes com essa parceria, pois sabemos que precisamos um do outro e que as instituições também precisam umas das outras. Para termos êxito no trabalho desempenhado nesse momento desafiador, é imprescindível a soma de esforços. Completo um ano de gestão nessa semana e a parceria hoje com a Universidade Federal é mais um motivo para celebrar. Aproveito o momento para agradecer os esforços das nossas equipes técnicas que tanto trabalharam para este resultado”, destacou Carmelina.

FADEX viabiliza parceria entre UFPI e MPPI