Perguntas Frequêntes

01. O que é uma fundação de apoio e quais os seus objetivos?

As fundações de apoio são instituições criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse das IFES e também das instituições de pesquisas privadas. São instituições de direito privado instituídas pelo Código Civil – Lei 10.406/2002, veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais, credenciadas pelo MEC e MCTI, e integram o Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do País. Atualmente existem 98 Fundações de Apoio credenciadas no CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio as Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. Esse credenciamento pelo MEC e MCTI obriga essas Fundações a serem fiscalizadas também pelos órgãos superiores da universidade apoiada e a prestação de contas regular aos dois Ministérios. 
Os servidores das entidades apoiadas possuem capacidades técnicas que poderiam ser melhor aproveitadas pela sociedade, afim de transformar e melhorar a mesma. As fundações de apoio assumindo os encargos do apoio administrativos e financeiro viabilizam tais contribuições.


02. Como Fundação Fadex sobrevive? De onde vem os recursos para sua manutenção?

A Fadex não é mantida por nenhuma outra entidade ou instituição. Os recursos necessários à sua manutenção advêm do valor que cobra ou do ressarcimento das despesas operacionais e administrativas quando atua na gestão administrativa e financeira de projetos.


03. A Fundação Fadex atua somente na gestão administrativa e financeira dos projetos, na qualidade de fundação de apoio?

Não. Atua também em projetos próprios, ou seja, aqueles que não estão na condição de fundação de apoio. Nestes casos, todo o projeto é desenvolvido pela própria fundação, sem a necessidade do envolvimento das instituições apoiadas. 
Além disto, buscamos aproximar a sociedade das ICTs apoiadas e atuamos em parcerias com diversos laboratórios das ICTs apoiadas, que devidamente autorizados, desenvolvem trabalhos conjuntos com a Fundação. 


04. Como apresentar um projeto de meu interesse na Fadex?

Você deve entrar em contato o nosso Setor de Projetos (projetos@fadex.org.br) para as primeiras análises. Nessa ocasião receberá todas as orientações administrativas para encaminhamento do projeto.
 


05. Qual o valor que a FADEX cobra para atuar na gestão administrativa e financeira de projetos?
A Fundação Fadex, de acordo com o Decreto Nº 8.240/2014 pode cobrar taxas para realizar a gestão administrativa e financeira dos projetos. Para tanto, para definir o valor cobrado em cada projeto, a Fadex faz uma análise do plano de trabalho deste projeto, para ter uma ideia da demanda de trabalho e esforço dos diversos setores. Baseado neste, por meio de um sistema próprio de apuração e previsão dos custos da Fundação, chega-se ao valor necessário para a atuação da fundação.
Em termos percentuais, pela experiência e pelos limites muitas vezes impostos às fundações, o percentual das despesas administrativas e operacionais poderão chegar até o limite legal de 15% do orçamento do projeto. 

 


06. A Fadex financia projetos?
Como Fundação de Apoio, temos a missão de dar apoio e suporte na gestão administrativo-financeira aos projetos desenvolvidos por nossas instituições apoiadas, envidando esforços para que a execução dos projetos se realize a contento, em especial gerenciando as contratações de pessoas físicas (Prestadores de serviços autônomos, celetistas e bolsistas) e jurídicas (aquisição de bens e serviços), bem como elaboração de relatórios financeiros, orientações técnicas e prestação de contas.
Desta forma a Fadex não dispõe de recursos para financiar projetos.

 

 

 

 

 

Perguntas Frequêntes