855 Acessos
Os colaboradores tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre Gestão da Informação e Uso de Dados em Sistemas e de aprender exercícios laborais para evitar lesões e distúrbios relacionados ao trabalho.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) realizou nessa quinta-feira (24) o workshop institucional com as temáticas: Gestão da Informação e Uso de Dados em Sistemas e a importância da Ginástica Laboral no ambiente de trabalho. Esse é o segundo workshop de uma série quinzenal com o objetivo de implementação, reflexão e mudança das atividades interna da fundação.

O workshop foi ministrado pelo coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da FADEX, Joniel Rocha. Durante o momento, o coordenador explanou para os colaboradores recursos tecnológicos que são aliados no bom desempenho de suas atividades diárias.

“No mundo que a gente vive, tanto pessoal quanto organizacional, nós trabalhamos com dados e informações. O conceito nessa palestra ficou baseado em temos mais informações e fazermos o gerenciamento desses dados. O workshop contou com uma parte mais conceitual e com a prática de sistemas que a gente utiliza dentro da fundação para fazermos sua melhor utilização”, explicou Joniel Rocha.

Além disso, visto que a FADEX se preocupa com a saúde de seus colaboradores, o workshop contou com um segundo momento com a fisioterapeuta Nádia Veras. Na qual, foi explicado doenças ocasionadas devido ao trabalho, como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A fisioterapeuta também ensinou a ginástica laboral, que são exercícios para prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional.

“O mais importante foi tentar despertar na mente do trabalhador que o momento da ginástica laboral é crucial para ele aumentar a produtividade, para ter uma maior qualidade de vida e de produção no trabalho. Mais do que a ginástica laboral, que é feita em cerca de 15 minutos no ambiente de trabalho, é a promover uma mentalidade de procurar uma atividade física fora, de entender que a atividade física vai ser crucial para que tenha uma melhor qualidade de vida”, afirmou a fisioterapeuta.

A recepcionista Luziane Silva participou do workshop e relatou que os encontros possibilitam que os colabores sejam capacitados.  “Para mim é um momento ímpar porque agrega muito conhecimento e experiência. A gente troca informações e interage entre os setores, é uma maneira de integrar as equipes. Estamos tento a oportunidade de se capacitar e de adquirir conhecimento. Os workshops são só para somar na nossa vida profissional e pessoal”, disse.

Os workshops acontecem quinzenalmente no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento manteve todas as normas sanitárias de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, devido a pandemia de Coronavírus.

Os colaboradores tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre Gestão da Informação e Uso de Dados em Sistemas e de aprender exercícios laborais para evitar lesões e distúrbios relacionados ao trabalho.