929 Acessos
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) conta com o apoio FNDE no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assessora Entidades Executoras, estadual e municipais, na execução do PNAE no Piauí.
Segundo a professora Drª. Marize Melo dos Santos, coordenadora do CECANE, o programa busca a melhoria da qualidade da alimentação ofertada nas escolas, promovendo a alimentação saudável e adequada para estudantes atendidos pelo Programa, incentivando também o uso de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

“A UFPI instituiu, em novembro de 2015, o CECANE-UFPI, fruto da parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), visando contribuir para a consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, afirmou Marize Santos.

Desde o seu desenvolvimento em 2016 até o presente momento, o CECANE-UFPI totalizou 175 municípios monitorados e assessorados quanto à execução do PNAE atendendo às legislações vigentes.

“Em seu Plano de Trabalho 2020, o CECANE/UFPI propôs o desenvolvimento de quatro produtos para entregar ao FNDE, no prazo de 10 meses, assistindo mais 56 municípios e a SEDUC, quais sejam: Encontro Regional de Conselheiros da Alimentação Escolar; Oficinas Regionais para o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar para a boa execução do PNAE; Apoio Técnico ao FNDE; Monitoramento e Assessoria à Entidades Executoras do Piauí”, explicou.

A coordenadora também relatou a importância da FADEX, como fundação de apoio ao projeto. “Cumpre destacar que as atividades são desenvolvidas mediante apoio na gestão administrativa e financeira por parte da FADEX, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, prevê em seu estatuto o objetivo de: apoiar programas e projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da UFPI”, ressaltou Marize Santos.

Para cumprimento das metas propostas, CECANE – UFPI conta com duas docentes: a coordenadora do CECANE – UFPI Marize Melo dos Santos e a subcoordenadora Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho. Além disso, participam profissionais das áreas de Nutrição e Agronomia e estudantes de graduação em nutrição, os quais são selecionados, por meio de edital.

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) conta com o apoio FNDE no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).