905 Acessos
A FADEX participa do gerenciamento do convênio entre a UFPI e o Tribunal de Justiça do Piauí

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) celebrou nessa terça-feira (19), juntamente com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Escola Judiciária do Piauí (EJUD) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a assinatura do termo de compromisso do acordo de cooperação técnica, para que membros e servidores do Tribunal recebam qualificação em níveis de mestrado e doutorado na Universidade.

A solenidade ocorreu na Praça Teresa Helena Castelo Branco, em frente à Reitoria, respeitando os protocolos do Ministério da Saúde. Na ocasião, o Reitor da UFPI Gildásio Guedes e o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador José Ribamar Oliveira, formalizaram um acordo de cooperação técnica.

“Esse convênio possibilitará a qualificação de recursos humanos, tendo como meio os nossos cursos de pós-graduação. Nós queremos sair dos muros da universidade, quer seja na modalidade presencial ou a distância, para levar educação. Queremos continuar contribuindo fortemente e de forma profissional com o desenvolvimento do estado”, disse o reitor Gildásio Guedes.

Segundo o desembargador, José Ribamar Oliveira, os colaboradores do TJ-PI receberam com uma grande satisfação a assinatura do termo de compromisso que culminará em um convênio. “É uma grande oportunidade que o Tribunal de Justiça através da Escola Judiciária tem em poder conseguir celebrar esse convênio com a UFPI através da FADEX, certamente haverá grandes frutos através desse mestrado e doutorado”, afirmou o desembargador.

A FADEX, como Fundação de Apoio da UFPI, atua gerenciando de forma administrativa e financeira projetos de pesquisa, assim como também os cursos de pós-graduação da universidade. “Esse termo de cooperação que está sendo assinado hoje, entre a escola do tribunal de justiça do Piauí com a participação da FADEX, para garantir capacitação dos servidores, magistrados e técnicos do tribunal de justiça através dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. A FADEX vai conferir a eficiência e a agilidade na gestão desse convênio”, explicou Samuel Nascimento, superintendente da FADEX.

O número de vagas e as áreas de interesse dos cursos serão definidos após o envio à Universidade da Proposta de Oferta de Cursos de Pós-Graduação para magistrados e servidores do TJ-PI, que será feita realizada pela Escola Judiciária do Piauí. Além disso, a execução do convênio deve ser aprovada no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI).

A FADEX participa do gerenciamento do convênio entre a UFPI e o Tribunal de Justiça do Piauí