949 Acessos
O curso irá capacitar profissionais para atuarem em projetos de sustentabilidade atrelados aos direitos humanos e à educação

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou o edital de seleção do Curso de Especialização Interdisciplinar em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos. O curso é gerido pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).

A seleção das 50 vagas ofertadas ocorrerá através do Currículo Lattes. O curso tem duração de 18 meses e terá o investimento mensal de 360 reais. Conforme a professora do Centro de Ciências da Educação, Diretora de Governança da UFPI e coordenadora do curso, Cleania Sales, o curso é direcionado para profissionais e graduandos concludentes das áreas de Educação, Engenharias, Agronomia, Arquitetura, Direito, Administração e áreas afins.

“O curso é alinhado aos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela Agenda 2030 da ONU que são os norteadores das decisões no campo da política, da ciência, da tecnologia, das artes, da cultura, da gestão e da educação até os próximos 10 anos. Vem justamente atender a uma demanda de qualificar profissionais de diversas áreas para a implementação destes objetivos”, afirmou.

Segundo a professora Cleania Sales, há uma ausência relacionada a estudos e projetos de sustentabilidade atrelados aos direitos humanos e à educação. “Este curso preenche esta lacuna à medida que objetiva capacitar educadores, profissionais de diversas áreas e gestores para atuarem na construção de espaços sustentáveis e na garantia dos direitos humanos. Assim, poderão contribuir na elaboração de políticas públicas e na execução de projetos voltados para a sustentabilidade, a inclusão social, de modo a minimizar os problemas que a sociedade tem enfrentado”, disse Cleania Sales.

O curso foi elaborado por uma comissão composta pela professora Cleania Sales, do Centro de Ciências da Educação (CCE); pela professora Josy Furtini, do Centro de ciências da Natureza (CCN); pelo professor Marcelo Furtini, do Centro de Tecnologia (CT) e pelo superintendente da FADEX e professor do Centro de Ciência Humanas e Letras (CCHL), Samuel Nascimento.

Link:

https://ufpi.br/editais-ufpi/39037-edital-de-selecao-do-curso-de-especializacao-interdisciplinar-em-educacao-desenvolvimento-e-direitos-humanos

 

O curso irá capacitar profissionais para atuarem em projetos de sustentabilidade atrelados aos direitos humanos e à educação