886 Acessos
PDI

As pesquisas abordaram a motivação, clima e ambiente de trabalho dos colaboradores que atuaram no Hospital de Campanha Estadual

O Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que inclui o Hospital de Campanha Estadual (HCE), desenvolveu pesquisas sobre a área administrativa da unidade de saúde, onde buscou estudar como o modelo de gestão impactou emocionalmente os colaboradores.

O HCE atuou no combate a Covid-19 no Ginásio Verdão em 2020, onde foi objeto de estudo para diversas pesquisas cientificas do Projeto de PDI da UFPI. Segundo o professor Antônio Vinícius, coordenador do estudo administrativo do Projeto de PDI, foram realizadas duas pesquisas com os colaboradores que atuaram no HCE, tanto da área saúde quanto da administrativa. O primeiro estudo é relacionado ao clima e ambiente de trabalho e o segundo estudo buscou abordar a motivação do colaborador em atuar em um hospital de campanha.

“Os resultados das duas primeiras pesquisas mostram um alto engajamento dos colaboradores que trabalharam no hospital de campanha. Na qual mostrou que as práticas de gestão inovador, implementadas durante o processo, serviram bastante para a execução e houve uma adesão muito grande por parte dos colaboradores para fazer esse trabalho”, disse o professor.

Um terceiro estudo de caráter documental ainda está sendo elaborado pelos pesquisadores. “É um estudo relacionado ao orçamento, onde a gente busca entender quanto foi gasto dentro do hospital de campanha e fazer esse relacionamento com a gestão, comparando gastos com resultados. Assim, conseguimos mensurar quão eficiente foi o Hospital de Campanha Estadual em detrimento a outros hospitais de campanha”, explicou Antônio Vinícius.

Além disso, a equipe de pesquisadores da área administrativa participou da criação de um modelo de gestão inovador do Hospital de Campanha Estadual, que uniu a UFPI, a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Realizando também, pesquisas sobre o seu desempenho, onde visa formular um modelo para ser replicado na construção de hospitais.

“Buscamos implementar desde o aspecto pré-operacional, que tinha a concepção do processo seletivo de colaboradores, os aspectos do layout, da infraestrutura e sistema de informação. Durante o funcionamento do hospital buscamos trazer melhorias na eficiência operacional do hospital, ou seja, tornar o hospital de campanha mais eficiente”, afirmou professor Antônio Vinícius.

PDI