829 Acessos
A avaliação de desempenho da Fadex é referente ao período de 2015 a 2019

O Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Samuel Nascimento, esteve em reunião, nesta sexta-feira (26), com o Conselho Universitário (Consun), para apresentar a avaliação de desempenho dos últimos 4 anos (de 2015 à 2019) da FADEX.

Na avaliação, foi mostrado os ganhos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na parceria com a FADEX, onde foram estabelecidos o volume de recursos administrados e aplicados no desenvolvimento da Universidade, bem como outros ganhos de aspecto qualitativo. O resultado da reunião foi a Aprovação de Desempenho da Fundação pelo conselho.

Sobre a Avaliação:

A avaliação de desempenho da Fadex é referente ao período de 2015 a 2019, no qual foi administrado um volume de recursos financeiros de aproximadamente R$ 107 milhões de reais, que corresponde a uma média anual de um pouco mais de 21 milhões por ano. Os valores são distribuídos entre seis grandes áreas: Pesquisa Extensão, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Prestação de Serviços e Especialização.  Durante esse período foram executados 215 novos projetos, entre eles:

Ensino

Na área de Ensino, entre o período citado, foram administrados 22 novos projetos, no qual se destacam o Curso de Licenciatura em Educação do Campo –PROCAMPO, Projeto Coordenação Pedagógica Projeto Implantação e Implementação de Cursos no Âmbito do Sistema UAB, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica -  PARFOR, entre outros.

Pesquisa

Na área de Pesquisa foram administrados 30 novos projetos, desenvolvidos tanto no campus da capital como nos do interior.

Extensão

Na Extensão, outra grande área de atuação da FADEX, foram gerenciados 88 projetos. Essa relação de apoio da Fundação foi fortalecida com a Resolução 216/10 do CEPEX, que regulamenta os eventos e cursos de Extensão na Universidade Federal do Piauí.

Desenvolvimento Institucional

Na parte de Desenvolvimento institucional, a FADEX gerenciou 8 grandes projetos, entre eles: expansão e e estruturação da UFPI em todos os campos, dentre eles, pode ser destacado a Adequação e Implantação da Infraestrutura de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI – MCTI/ FINEP/ CT-INFRA. Apoio a Adequação e Reparação do Departamento de Farmácia, Adequação e Reparação do CCE e do Espaço Cultural Noé Mendes, apoiou também a requalificação e a conclusão das obras do Hospital Universitário, fez a gestão administrativa e financeira do projeto de Expansão e Reestruturação da Universidade Federal do Piauí – REUNI, e atuou em parceria com a Petrobrás, na Ampliação da infraestrutura analítica em Química, do grupo Geoquímica orgânica da UFPI, que resultou no Laboratório de Análise Geoquímica e Orgânica da UFPI – LAGO.

Prestação de serviços

A FADEX também apoia grandes projetos como por exemplo o Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular – LIB, que tem grande atuação e se destaca na prestação de serviço, trazendo grande retorno para a sociedade. Além da atuação dentro da Universidade, o laboratório também realiza exames de alta complexidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde – FMS.

 

 

A avaliação de desempenho da Fadex é referente ao período de 2015 a 2019