985 Acessos
O estudo aborda a governança e a gestão de pessoas no contexto do Hospital de Campanha Estadual que atua no enfrentamento da Covid-19.

Estudos sobre governança e gestão de pessoas estão sendo realizados no Hospital de Campanha Estadual (HCE) como parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o HCE. Os resultados irão ajudar a melhorar a gestão de hospitais de campanha. 

Devido à pandemia do Coronavírus, vários hospitais de campanha foram criados em todo o Brasil e em muitos outros países para atender pacientes com Covid-19. O Hospital de Campanha Estadual também foi uma das unidades de saúde criada em caráter emergencial, mas tem o diferencial de ser um polo de estudos científicos que fazem parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI para o HCE. 

Um dos estudos desenvolvidos no HCE é o de Governança e de gestão de pessoas. “Nosso papel dentro do Projeto de PDI do Hospital de Campanha Estadual envolve desenvolver e estudar as práticas de gestão inovadoras, para que o HCE execute suas atividades com eficiência, com o mínimo de recursos públicos, garantindo produtividade e desenvolvendo indicadores de gestão para a tomada de decisões”, explicou Antônio Vinícius, docente pesquisador do Projeto de PDI.

A segunda fase da pesquisa tem quatro eixos: a Eficácia na Tecnologia, que estuda como a tecnologia pode tornar melhor as rotinas do Recursos Humanos (RH) no HCE; Medidores de Resultados, estuda o porquê e quais indicadores de RH podem ser utilizados no hospital, visando a melhoria dos resultados; Foco no Bem-estar, o porquê da saúde mental no trabalho ser crucial para o Hospital de Campanha Estadual; e Conexão com o Colaborador, é ligado a empatia, estuda o propósito dos colaboradores de salvar vidas. 

“Todos os quatro tópicos vão fazer parte de um questionário ou de uma entrevista que será aplicada no início de agosto e esses resultados coletados serão analisados e publicados posteriormente. São várias ênfases que incluem a governança, gestão de pessoas relacionadas à tecnologia e ao bem-estar", disse Antônio Vinícius.

Para o Coordenador do Projeto, Professor Doutor Joel Rodrigues, os estudos realizados no âmbito da gestão e governança revelam-se de extrema importância diante do atual cenario.

"Estamos perante um cenário completamente novo, que envolve a situação de pandemia e a criação de unidades hospitalares montadas numa situação emergencial. É preciso estudar, analisar e aplicar modernos modelos para que a organização seja mais eficiente. É preciso otimizar a utilização de recursos de forma transparente e que seja amiga das pessoas. Estes são diferenciais que queremos aplicar como marca da participação da academia e dos pesquisadores da UFPI envolvidos num projeto como este", finalizou.

O estudo aborda a governança e a gestão de pessoas no contexto do Hospital de Campanha Estadual que atua no enfrentamento da Covid-19.