322 Acessos
Apresentações voltam após dois anos de pausa.

A Orquestra e Coral da Universidade Federal do Piauí (OCUFPI) iniciam nova temporada de apresentações na quinta-feira, 25 de maio. O grupo passou por uma pausa de dois anos em razão da pandemia de COVID-19, retornando aos palcos com o corpo parcialmente renovados. A estreia será às 19h, no Cine Teatro, no Espaço Rosa dos Ventos dentro da Universidade (UFPI).

 

A apresentação contará com três atos, sendo o primeiro “Disney In Concert”, o segundo “Brasil Musical”, e o terceiro “James Brown In Concert”. A Orquestra e Coral tem regência e direção do Professor Dr. Cássio Martins. O maestro pontua as transformações que o grupo provoca no âmbito acadêmico e social, onde o OCUFPI trabalha a formação musical e de habilidades sociais na interação de todo o grupo, como também o aprendizado e desenvolvimento artístico.

 

“O OCUFPI desenvolve um papel fundamental na sociedade e ao prestigiar uma apresentação sinfônica de forma gratuita contribuímos para a promoção e preservação da música de diferentes estilos e da cultura em geral, desempenhando um papel ativo na divulgação e valorização da arte musical de forma acessível a um público amplo e diversificado”, afirma o professor e maestro, Cássio Martins.

 

O grupo ficou parado por dois anos em razão da pandemia. A volta das apresentações é marcada pela renovação parcial do corpo do coral e da orquestra. O aluno e componente da Orquestra e Coral da UFPI, Waldir Santos, é solista do coral e também violonista da orquestra, ele destaca a importância de voltar aos palcos e o papel social que o grupo possui “É uma experiência riquíssima pois você tem contato de como um conjunto profissional age em ensaios e na maneira que cada um toca”. Waldir também menciona sobre compartilhar arte com o outro. “A pessoa nunca entra e sai de uma apresentação de orquestra sendo o mesmo”.

 

O grupo realiza apresentações dentro e fora dos espaços e eventos da Universidade Federal, levando cultura e entretenimento para todos. A Orquestra e Coral da Universidade Federal do Piauí é um Programa de Extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), que tem o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).

Apresentações voltam após dois anos de pausa.