382 Acessos
É a primeira eleição para a escolha do reitor e vice-reitor, marcando um novo ciclo na instituição para o quadriênio 2024-2028

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), por meio do superintendente Antônio Vinícius e parte da equipe estiveram presentes na solenidade de posse do novo reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Dr. João Paulo Macedo, e de seu vice-reitor, Vicente Borges.

O evento ocorreu na última sexta-feira, 3 de maio de 2024, no auditório central da UFDPar. Durante a solenidade, foi relembrada a história e perspectivas futuras, os desafios enfrentados e os marcos alcançados ao longo dos anos. Foi ressaltado ainda, a importância da realização da primeira eleição para a escolha do reitor e vice-reitor, marcando assim uma nova etapa da universidade.

Em seu discurso, o superintendente Antônio Vinícius destacou a trajetória acadêmica e o compromisso com a excelência no ensino, pesquisa e extensão dos eleitos, qualidade que os credenciaram de forma indiscutível para os cargos para os quais foram empossados. 

"Prof. Magnífico João Paulo e prof. Vicente, todos nós queremos ver a UFDPar cada vez maior, atingindo o objetivo que se encontra no seu brasão: olhar para o mundo, olhar globalmente, mas nunca esquecer e nunca deixar de pensar no local. O nosso estado, as regiões que englobam a UFDPar carecem de muitos pontos que eu entendo que essa instituição será capaz de solucionar. E também, contem com o apoio da FADEX, seja em projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação ou desenvolvimento institucional, para que a UFDPar possa ser cada vez maior. Me sinto extremamente honrado em fazer parte desse momento", declarou o superintendente.

Também estiveram presentes, compondo a mesa de honra, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), da Faculdade Maurício de Nassau - Campus Parnaíba; do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Parnaíba, da 1ª Gerência Regional de Educação - GRE, da prefeitura de Ilha Grande; da Câmara de Vereadores de Parnaíba; da Universidade Estadual do Piauí, campus Teresina; da Universidade Federal do Piauí, campus Teresina; da Secretaria de Administração do Estado do Piauí e do Conselho Universitário da UFDPar.

O Professor João Paulo, em seu discurso de posse, projetou suas expectativas para a Instituição no novo quadriênio: "Enquanto Universidade, temos uma história recente. São apenas seis anos de um futuro que, não tenho dúvidas, é promissor diante de um projeto de longa duração, desafiantes, por certo, em condições de propor alternativas ao desconserto do tempo vivido", disse o Reitor.

Neste contexto, a FADEX desempenha um papel crucial no suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, viabilizando projetos, captando recursos e promovendo parcerias estratégicas. Sua atuação é essencial para o fortalecimento da universidade e para a realização de projetos inovadores que impactam positivamente a sociedade.

É a primeira eleição para a escolha do reitor e vice-reitor, marcando um novo ciclo na instituição para o quadriênio 2024-2028