128 Acessos
O evento debateu os 20 anos e os avanços da Lei da inovação no Brasil, bem como os desafios futuros do Sistema Nacional de Inovação

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), por meio do assessor de Relações Institucionais, Anderson Soares esteve presente no Encontro Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, FORTEC 2024, entre os dias 03 e 06 de novembro na Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas.

O XVIII Encontro Nacional FORTEC tratou dos avanços e desafios da Lei nº 10.973/2004, conhecida como Lei da inovação no Brasil, que promoveu uma colaboração mais estreita entre universidades, instituições de pesquisa e o setor privado. O encontro reuniu os principais atores do Sistema Nacional de Inovação para disseminar conhecimentos em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação.

O evento possui amplitude internacional, congregando profissionais de todas as áreas do conhecimento e de diversas esferas do governo, da academia e da indústria. As temáticas que foram discutidas estão na agenda de prioridade de todas as instituições não só do Brasil como do mundo.

A participação da FADEX é muito importante, já que o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) representa os interesses dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e as ICTs (Insituições de Ensino Superior) de todo o Brasil, no desenvolvimento da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Durante o evento foram compartilhadas as boas práticas dos principais players de inovação do Brasil, as agências, fundações e NITs que estão apresentando ótimos resultados, tais como Agência Inova, da UNICAMP, CTIT, da UFMG, e AUSPIN, da USP, entre outros. O objetivo principal da participação é estreitar os relacionamentos com os principais gestores e aplicar essas boas práticas nas universidades apoiadas pela FADEX.

A programação do evento está composta de casos de sucesso no Brasil e também no mundo, além de dados e informações importantes para avançar nos aspectos de transferência de tecnologia, captação de recursos e gestão de acordos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Em paralelo ao evento, a FADEX se reuniu com representantes das ICTs com objetivo de estreitar as relações e firmar parcerias estratégicas de atuação por meio de convênios e outros instrumentos de cooperação. Várias práticas aprendidas resultantes dessa aproximação deverão ser postas em prática no contexto local, como instrumentos jurídicos para acelerar as transferências de tecnologia e novos meios de captação de recursos para os NITs das ICTs apoiadas.

“Nesse evento foram compartilhados os principais casos de sucesso dos NITs do Brasil, que atuam dentro das ICTs, trabalhando em transferência de tecnologia, captação de recursos e desenvolvendo projetos e produtos inovadores. Outra finalidade do FORTEC é estimular o estreitamento de relações entre os gestores desses NITs para o compartilhamento dessas boas práticas e assim poder levá-las para as ICTs apoiadas pela FADEX”, pontua o assessor de Relações Institucionais da FADEX, Anderson Soares.

A Fundação FADEX está sempre marcando presença nas principais iniciativas e congressos de inovação no Brasil, estreitando relações, compartilhando e aprendendo boas práticas para oferecer os melhores caminhos para as instituições que apoia.

O evento debateu os 20 anos e os avanços da Lei da inovação no Brasil, bem como os desafios futuros do Sistema Nacional de Inovação