198 Acessos
As duas instituições irão cooperar para promover a implementação de fontes de energia limpa, capacitações e no desenvolvimento da região litorânea do Piauí

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e a Diretoria de Hidrogênio Verde da Investe Piauí assinaram um contrato, na manhã desta segunda-feira (09), para cooperação em projetos científicos, tecnológicos e educacionais relacionados ao hidrogênio verde.

O objetivo fundamental dos projetos é promover a redução de emissões de CO2, alavancar o potencial de geração de energia renovável e o desenvolvimento socioeconômico da região do litoral piauiense, dentro dos interesses do governo do estado, além do desenvolvimento em conjunto das duas instituições, fortalecendo o vínculo entre os seus diferentes campos, em especial no trabalho com o hidrogênio verde. 

A FADEX irá disponibilizar seu corpo técnico para articular, junto a pesquisadores, atividades no Hub de Hidrogênio Verde, localizado na Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Piauí), localizado em Parnaíba, no intuito de desenvolver economicamente a região a partir de um plano de trabalho desenvolvido entre as instituições.

Além disso, a fundação, com sua experiência na integração com a academia para desenvolvimento de projetos estratégicos, vai auxiliar na captação de recursos, contratos com as Instituições de Ensino Superior do Piauí e pesquisadores e promover uma melhor interação com o ambiente técnico-empresarial da região do litoral.

“O memorando assinado entre a FADEX e a Diretoria de Hidrogênio Verde da Investe Piauí vai promover a realização de diversos projetos estratégicos, em especial, cursos de capacitação no Hub de Hidrogênio Verde e outros espaços da ZPE e do Porto Piauí, onde a FADEX vai auxiliar o Governo do Estado a capacitar 20 mil pessoas até o ano de 2035, visando a geração de tecnologias, empregos e o desenvolvimento econômico da região como um todo”, afirma o superintendente da FADEX, prof. Antônio Vinícius Ferreira.

As duas instituições irão cooperar para promover a implementação de fontes de energia limpa, capacitações e no desenvolvimento da região litorânea do Piauí