A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove o “Seminário Povos Indígenas: Conflitos Territoriais, Política Indigenista e Estratégias de Luta”, nos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório Noé Mendes, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).
O evento integra as atividades do projeto de pesquisa “Atuação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) em conflitos fundiários, territorialidades e políticas públicas”, cujos objetivos incluem o fomento de pesquisas, especialmente a pesquisa-ação, com bolsas para pesquisadores indígenas, visando a coleta e análise de dados para a formulação de políticas públicas, especialmente nas áreas de educação indígena e emancipação política e jurídica.
O objetivo é subsidiar o MPI em relação a conflitos fundiários, territorialidades e políticas públicas, com acompanhamento de casos, produção científica e participação em eventos de alto nível.
A programação inclui conferência de abertura com Eloy Terena, Secretário-Executivo do MPI, além de mesas temáticas e oficinas de escuta voltadas aos povos indígenas do Piauí.
A coordenadora da pesquisa, profa. Carmen Lima, ressalta a importância acadêmica e social do evento.
“Embora se trate de uma investigação antropológica, o trabalho reúne uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de diferentes áreas. O plano de atividades vem sendo desenvolvido desde 2024, com previsão de conclusão em 2026. Durante o seminário, apresentaremos os primeiros resultados, que em breve se transformarão em publicações. O apoio da FADEX tem sido decisivo para o êxito de nossas ações”.
Trata-se de uma importante parceria entre a UFPI, MPI e FADEX, que reafirma o protagonismo da UFPI na defesa dos direitos dos povos indígenas.
Evento apresentará resultados de projeto voltado para os povos indígenas no Brasil, com apoio da FADEX
Comentar: