34 Acessos
O objetivo é ampliar o incentivo ao empreendedorismo e oportunidades para o interior do estado

O Acredita no Primeiro Passo, política pública que visa a inclusão socioeconômica de piauienses inscritos no CadÚnico por meio de cursos de qualificação profissional, ampliou seus eixos de atuação nesta última sexta-feira (16), por meio de uma nova parceria com o Sebrae e a adesão dos municípios de Amarante, Angical do Piauí, São Pedro e Regeneração ao programa.

Durante a manhã, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão financiador do programa e o Sebrae Piauí, com vistas a ampliar a oferta de ações de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. 

A solenidade ocorreu no auditório do Sebrae Teresina e contou com a participação do Ministro do MDS, Wellington Dias; o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Sávio Normando; e os diretores executivos da instituição, Júlio César Filho, Delano Rocha e Mário Lacerda; a senadora, Jussara Lima; os deputados federais Florentino Neto, Merlong Solano e Júlio César Lima, que também é presidente do Sistema Faepi/Senar no Piauí; os deputados estaduais, Franzé Silva, Francisco Limma, Rubens Vieira e Gil Carlos; a secretária de Desenvolvimento Econômico do Piauí, deputada Jannaína Marques; o secretário de Governo do Piauí, Ivanovick Pinheiro; o assessor especial do governo do Piauí, Washington Bandeira; a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira; o superintendente da Fadex, Antônio Vinicius Ferreira; o CEO da Aegea, Radamés Casseb; entre outras autoridades, convidados e imprensa.

Na tarde, o MDS seguiu com agenda no município de Amarante–PI, onde durante solenidade realizada no ginásio poliesportivo "O Mirandão" oficializou a adesão dos municípios de Amarante, Angical do Piauí, São Pedro e Regeneração ao programa.

Além da adesão dos municípios e do anúncio de R$ 1,8 milhão para a qualificação de 500 pessoas, o encontro marcou o lançamento do polo do projeto de difusão de galinhas caipiras, iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar na região do Médio Parnaíba, com foco na geração de renda, no desenvolvimento local e na valorização da produção rural.

Na sua fala, o ministro Wellington Dias destacou que o programa atua a partir das necessidades reais do território e do mercado de trabalho e que o ministério identificou demandas locais no comércio, construção civil, agropecuária e em outros setores. Essas lacunas servirão de referência para as qualificações.

O projeto é executado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em parceria com a FADEX, onde nestes novos municípios, também conta com apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O objetivo é ampliar o incentivo ao empreendedorismo e oportunidades para o interior do estado

FADEX | Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação

Matriz:
Rua Hugo Napoleão, 2891, Lote 0013
Ininga
CEP 64048-440
Teresina - PI

Escritório FADEX em Goiânia:
R. 18, 110, Sala 102 – St. Oeste
CEP 74120-080
Goiânia - GO