A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação e o Sebrae Piauí assinaram, nessa última sexta-feira (16), na sede do Sebrae em Teresina, termo de cessão e compartilhamento de bem imóvel para instalação do Hub Conecta. O espaço de 400 metros quadrados funcionará no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí. A gestão será compartilhada entre Sebrae-PI, FADEX e UFPI.
Para o superintendente da FADEX, Antônio Vinicius Ferreira, esse espaço aliará pesquisa, empreendedorismo e inovação. “O objetivo é fortalecer a relação com a academia, impulsionar a pesquisa e conectar professores e pesquisadores com o empresariado para resolver desafios do mercado e promover o desenvolvimento. Estamos muito felizes em concretizar esse projeto”, ressaltou.
O espaço buscará desenvolver ações de inovação e empreendedorismo com foco no apoio administrativo e operacional a projetos institucionais; incubação e suporte a startups; instalação de ambientes de inovação tecnológica; realização de cursos e eventos; atividades de transferência de tecnologia e proteção da propriedade intelectual; e prestação de consultoria e orientação técnica para micro e pequenos empreendedores e comunidade acadêmica.
“O Sebrae, a FADEX e a UFPI estão fortalecendo uma parceria já existente. Já realizamos diversas atividades em conjunto e estamos dando mais um importante passo. Ressalto o crescimento qualitativo e expressivo dos projetos executados. Essa colaboração fomenta a criatividade, a inovação e a integração com o mercado. O novo espaço vem justamente fortalecer o trabalho já realizado e aproximar ainda mais a nossa instituição da comunidade acadêmica”, destacou o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
De acordo com a reitora da UFPI, profa. Nadir Nogueira, trata-se de um dia histórico, onde foi celebrada a conexão do conhecimento e a inovação dentro da Universidade. "A UFPI abre esse escopo de ação à medida que forma recursos humanos no sentido de trabalhar com essa capacitação, trazendo o empreendedorismo e a gestão de negócios para que possamos movimentar a economia de forma inclusiva e sustentável”, avaliou a reitora.
Espaço irá desenvolver ações de inovação e empreendedorismo dentro da Universidade
Comentar: