O Projeto “Comunicar para a Vida: Superando desigualdades na saúde com comunicação inclusiva e equânime” executado pela UFPI, Ministério da Saúde, SUS e FADEX, lançou o primeiro episódio do podcast homônimo, no canal do YouTube da FADEX.
No primeiro episódio, a jornalista e apresentadora Glenda Maria conversou com a enfermeira obstetra Luana Caroline em um diálogo sensível e profundo sobre saúde pública, acolhimento e o amor pelo cuidado dentro do SUS.
Ao longo da conversa, a enfermeira revelou histórias reais que atravessam a prática profissional, revelam detalhes do sistema público de saúde e mostram como o cuidado, quando feito com propósito, pode transformar vidas.
“Eu, enquanto jornalista, me surpreendi porque ainda não tinha tido contato com esse tipo de trabalho, e como cidadã, não tinha dimensão do que é o SUS. Outro choque foi escutar 10 mulheres falando sobre seus trabalhos em diversas áreas da saúde pública, sua dedicação, empenho e o quanto elas abdicam de momentos da própria vida para entregar o seu tempo para melhorar a vida do outro. Me emocionei durante as entrevistas, não só pelas histórias de vida, mas pelo olhar delas sobre a saúde pública, o interesse em explorar cada vez mais o melhor do SUS”, conta a jornalista Glenda Maria.
O podcast nasce com o propósito de promover diálogos com mulheres que atuam no SUS, trazendo suas vivências, escolhas profissionais e a comunicação como ponte para reflexão, consciência e expansão.
Além disso, o projeto também conjuga produção de conhecimento acadêmico, capacitação de trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) e promoção de estratégias de comunicação, com objetivo de superar desigualdades laborais e promover o combate às opressões no setor da saúde.
“Acredito que esse podcast tem um potencial enorme, não só para contar histórias reais, mas para nos fazer perceber como é grandioso o trabalho da saúde pública no Brasil e como somos privilegiados por ter profissionais que se dedicam tanto e muitas vezes não tem o reconhecimento da própria população. Quando abrimos espaço para pessoas que trabalham no SUS falarem sobre suas vivências, nós nos conscientizamos a ter mais empatia com quem está do outro lado”, finaliza a apresentadora.
Ao todo, 10 episódios serão lançados ao longo do ano, disponibilizados no canal da FADEX: https://www.youtube.com/@fundacaofadex
Entrevistas com trabalhadoras do SUS revelam bastidores do cotidiano na saúde pública e histórias de vida emocionantes
Comentar: