1220 Acessos
Oito transformadores trifásicos foram entregues a equatorial piauí durante solenidade na UFPI.

Na quinta feira, 20 de fevereiro ocorreu no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) uma solenidade de entrega de oito transformadores a base de óleo vegetal de babaçu.
O projeto de pesquisa responsável pelos transformadores foi realizado por uma parceria entre o departamento de química da UFPI e o instituto federal, e recebeu o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex). “Esse projeto concretiza esse potencial científico e tecnológico para o estado do Piauí. A partir desse momento a UFPI apresenta para a Equatorial o seu potencial no desenvolvimento de tecnologia sustentável, e a Fadex mostra que está preparada para dar apoio a pesquisas desse porte", afirmou o Prof. Dr. Samuel Nascimento, Superintendente da Fadex.


Os frutos do projeto são animadores para todos, segundo Raimundo Nonato Castro, presidente da empresa Equatorial Piauí. “Esse é um trabalho que vai resultar em benefícios para a vida dos transformadores e para o meio ambiente, beneficiando principalmente a região do nordeste, que tem essa Amêndoa de babaçu. É revolucionário e vai ser uma transformação importante. Queremos em um tempo ver isso sendo utilizado em escala maior.”

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimateia Dantas, destacou o papel das universidades públicas no desenvolvimento do Estado: “O projeto é importante porque mostra que as universidades públicas contribuem muito para o desenvolvimento do nosso país. 90% da pesquisa no país é feita nas universidades públicas; Tudo que tem de bom nesse país eu ouso dizer que saiu das universidades. Então nós temos que defender essa universidade pública de qualidade e autónoma para que ela continue prestando esse serviço à comunidade, não tenho dúvida que a UFPI tem sido a instituição que mais contribuiu com o desenvolvimento desse estado. E aqui temos um exemplo de que nas universidades acontece o investimento em pesquisas que geram produtos.”


Entre outros estiveram presentes na Solenidade o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, vice-reitora, e o Prof. Dr. José Ribeiro dos Santos Júnior, coordenador do projeto.

Oito transformadores trifásicos foram entregues a equatorial piauí durante solenidade na UFPI.